Cebal desenvolve projeto para a utilização da esteva na alimentação animal
Escrito por Admin RVidigueira em 09/07/2020
Durante 48 meses, mais de 30 investigadores de 7 instituições nacionais desenvolveram o projeto “CistusRumen – Utilização de Esteva na Alimentação de Ruminantes – Melhoria da eficiência alimentar e da qualidade dos produtos e redução do impacto ambiental”, anunciou o Cebal – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo.
De acordo com o Cebal em nota de imprensa, o projeto tem como objetivo, “explorar a utilização da ESTEVA ou de seus extratos na dieta de ruminantes”. Os resultados do projeto CistusRumen mostram que a utilização de ESTEVA ou de extratos de taninos condensados de ESTEVA, nas dietas de ruminantes (como ovinos e caprinos) pode ser uma estratégia promissora para incrementar a eficiência alimentar,(…) a saúde animal (…) a qualidade dos produtos”.
Segundo o Cebal este mês assinala-se, a conclusão do projeto CistusRumen, com a disponibilização, no site do projeto (http://cistusrumen.pt/) e através das redes sociais do CEBAL, de diferentes conteúdos que mostram o trabalho realizado e os resultados obtidos.
Serão disponibilizados vídeos que reúnem um conjunto de informações sobre o projeto, como equipas e parceiros envolvidos e áreas de trabalho desenvolvidas, e destaque para os principais resultados que mostram o potencial deste recurso endógeno para aplicações na alimentação de ruminantes.Vai ainda ser apresentada uma exposição fotográfica, intitulada: “Esteva – Um Recurso Endógeno de Valor Acrescentado”.
O projeto CistusRumen, foi financiado pelo programa Alentejo 2020, e coordenado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), com um vasto conjunto de entidades colaboradoras.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Eliana Jerónimo, Coordenadora do Projeto CistusRumen.