CDU votou contra as contas da União de Freguesias de Moura e Santo Amador
Escrito por Admin RVidigueira em 12/07/2021
Os eleitos da CDU votaram contra contas da União de Freguesias de Moura e Santo Amador.
Em comunicado de imprensa, os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Moura e Santo Amador, esclarecem que o voto contra esta prestação de contas, se baseia numa “análise exclusivamente política do documento”.
Os eleitos da CDU, afirmam em comunicado que “a assinatura do protocolo de delegação de competências com a câmara municipal de Moura, não correspondeu uma efectiva descentralização de serviços”, passando a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, “a desempenhar mais tarefas, as descartadas pela Câmara Municipal, ao mesmo tempo que teve de continuar a assegurar as suas próprias competências e atribuições dadas pela lei sem, no entanto, reforçar os meios humanos ao dispor dos fregueses”.
DE acordo com os eleitos da CDU na União de Freguesias de Moura e Santo Amador, “recorrer a trabalho precário para dar resposta a necessidades que se tornaram permanentes ou sobrecarregar os trabalhadores do mapa de pessoal, ao mesmo tempo que transitam saldos de gerência superiores a 80 mil euros, é um tipo de gestão que não se coaduna com as múltiplas necessidades e carências dos nossos conterrâneos”.
Os eleitos da CDU apontam ainda os menos de 8000 euros de apoios concedidos ao movimento associativo, “num ano tão complicado para esse sector, também demonstra a pouca pro-actividade deste executivo”.
A CDU considerou ainda “manifestamente insuficiente” a execução financeira de 57.5%, do plano plurianual de investimentos.
“É ainda negativa a apreciação que os eleitos da CDU fazem, relativamente ao montante de 5106.16€ (equivalente a 14183.78km percorridos em viatura particular) despendido em ajudas de custo pelo Sr. Presidente da Junta, num ano em que as actividades presenciais estiveram praticamente suspensas e em que as deslocações no interior da própria área geográfica da UFMSA não contam para o cálculo”.