CDU apresenta proposta para isentar esplanadas de taxas no centro histórico de Beja
Written by Admin RVidigueira on 15/07/2024
Os vereadores da CDU na Câmara de Beja, viram aprovada uma proposta, com vista à isenção de taxas no licenciamento de esplanadas no centro Histórico de Beja.
Segundo os vereadores da CDU, em comunicado, “reconhecendo o esforço destes empresários”, a CDU, apresentou, em sede de reunião de Câmara, uma proposta que isenta de pagamento as esplanadas do centro histórico, bem como a anulação das faturas já emitidas, tendo a mesma sido aprovada após discussão na ordem de trabalhos.
Segundo a CDU, “é amplamente reconhecido o papel que as esplanadas desempenham na animação dos centros históricos”.
Esta ocupação positiva do espaço público, promove a dinâmica e a vitalidade dessas áreas, contribuindo para atrair e reter visitantes, tornando o espaço mais atrativo para moradores e turistas.
Segundo os vereadores da CDU, o “centro histórico é cada vez menos um ponto de atração para os munícipes, sendo mais movimentado durante o período de funcionamento de alguns serviços públicos e outros”, sendo que alguns empresários tentam “contrariar esta situação asfixiante”, dinamizando “os seus espaços com a programação de eventos e iniciativas que atraem as pessoas, nomeadamente com a instalação de esplanadas”.
As explicações foram deixadas pelo vereador da CDU na Câmara de Beja, Vitor Picado, que acusa o executivo socialista na autarquia de “desnorte e trapalhada”.