CCISP congratula-se com aprovação das Universidades Politécnicas
Escrito por Admin RVidigueira em 27/06/2022
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) congratulou-se com a aprovação na Assembleia da República, na passada sexta-feira, com a alteração da designação dos Institutos Politécnicos para Universidades Politécnicas, bem como a possibilidade legal de outorga do grau de doutor.
Segundo o CCISP em comunicado, “esta alteração legislativa tem por objeto o reforço e a clarificação do sistema binário de ensino superior em Portugal. A utilização da designação de “Universidades Politécnicas” promove a distinção entre o setor universitário e o setor politécnico, deixando claro que esta se baseia na diferença de missões”.
Para a presidente do CCISP, Maria José Fernandes, torna-se imperativa “a implementação de doutoramentos de interface no sistema politécnico, em estreita articulação com as empresas e demais organizações, com igualdade de oportunidades e de critérios entre os dois subsistemas do ensino superior”.
O CCISP “entende que a alteração da designação para Universidades Politécnicas, bem como a possibilidade legal e formal dos seus membros outorgarem o grau de doutor são a afirmação da qualidade e vitalidade do ensino superior português, da sua evolução, da capacidade de internacionalização e do reconhecimento a uma escala global”.
O CCISP manifestou também o seu “reconhecimento à confiança depositada pela Assembleia da República Portuguesa pela expressa votação eximida por unanimidade”, a esta Iniciativa Legislativa.