Castro Verde e Moura celebraram acordo com o Governo para gestão do património do Estado

Escrito por em 08/10/2024

O Governo celebrou ontem, dezanove acordos com 17 municípios para a transferência de competências de gestão do património imobiliário público sem utilização.

Castro Verde e Moura, são os dois municípios do distrito de Beja abrangidos por este acordo.

Segundo anunciou o Governo, na sua página, “através da concretização destes acordos será possível assegurar a transferência de 27 imóveis do Estado que se encontram sem utilização ou devolutos, num valor global de 8,5 milhões de euros, para a gestão das autarquias”.

Os “imóveis que fazem parte deste programa vão ser destinados a habitação a custos controlados, atividades de turismo e natureza, apoio à terceira idade e fins culturais e instalação de casas de apoio aos sapadores florestais”, segundo revela o Governo.

Este programa foi celebrado com os Municípios de Almeirim, Arcos de Valdevez, Castro Verde, Lamego, Leiria, Moura, Ourém, Portimão, Sabugal, Santo Tirso, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Sintra, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras e Vila Pouca de Aguiar.

A cerimónia de assinatura, promovida pela ESTAMO e Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), decorreu ontem, em Coimbra, e contou com a presença dos Secretários de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira e do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes.

Na sua intervenção, no encerramento da sessão de assinatura, o Secretário de Estado do Tesouro e Finanças salientou que, em apenas seis meses, o Executivo conseguiu concretizar este programa, o que representa um significativo avanço (face aos 51 acordos celebrados entre 2018 e 2023) e reforço do processo de descentralização e de participação dos Municípios na gestão dos ativos imobiliários do Estado, que se encontram sem utilização e devolutos e que este Governo prosseguirá com vista ao reforço da coesão territorial e social do país.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE