Castro Verde aprovou proposta de regulamento para atrair médicos de família

Escrito por em 02/01/2023

A Câmara Municipal de Castro Verde aprovou uma proposta de Regulamento para atrair e fixar médicos de família no concelho.

Segundo anunciou a Câmara Municipal, o município “pretende contribuir para assegurar e estabilizar as condições de assistência à saúde dos cidadãos, seja no Centro de Saúde Castro Verde ou nas Extensões existentes em todas as freguesias”.

A autarquia castrense  realça que Castro Verde “acolhe uma das principais unidades de saúde do Baixo Alentejo, dotada de mais valências e capacidade de resposta, bem como de um Serviço de Urgência Básica (SUB) com resposta 24 horas/dia que, neste momento, assegura resposta ao concelho mas também a Aljustrel, Almodôvar, Ourique, Mértola e partes de Odemira”.

Segundo esclareceu a Câmara de Castro Verde, “os apoios contemplados na proposta de regulamento apontam para a atribuição de casa de função, disponibilizada a título gratuito pela Câmara Municipal ou, em alternativa, subsídio de moradia para comparticipação no arrendamento ou no esforço de aquisição ou construção de habitação à sua escolha”.

Segundo a autarquia, de igual forma está “contemplado subsídio de deslocação, atribuído aos clínicos colocados no centro de saúde de Castro Verde que, residindo fora da área do concelho, têm de deslocar-se para prestar o seu serviço em permanência no concelho”.

De acordo com o município castrense, estas medidas “visam criar incentivos ao preenchimento e manutenção dos lugares de clínico de medicina geral e familiar do Centro de Saúde de Castro Verde, face às dificuldades na escala de médicos para a cobertura integral dos horários de funcionamento dos serviços de urgência básica do Centro de Saúde de Castro Verde e à constante preocupação dos reduzidos quadros clínicos necessários ao cumprimento do serviço de assistência à saúde dos cidadãos”.

A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara e encontra-se em consulta pública pelo prazo de 30 dias úteis, sendo depois submetida à apreciação da Assembleia Municipal.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE