Cáritas Portuguesa lançou campanha de apoio à Ucrânia
Escrito por Admin RVidigueira em 03/03/2022
A Cáritas Portuguesa, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, anunciou ontem, a abertura de uma campanha de apoio à população da Ucrânia.
Segundo anunciou, a verba angariada nesta campanha tem como objetivo “reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal”.
A Cáritas Portuguesa diz estar a “acompanhar de forma próxima a situação através da rede Internacional da Cáritas, que de imediato se uniu em ajuda à Cáritas da Ucrânia a fortalecer a sua capacidade de garantir apoio à população”.
A campanha foi lançada ontem, na sede da Conferência Episcopal Portuguesa, num momento de oração pela paz na Ucrânia.
Para sustentar o trabalho das duas organizações Cáritas ucranianas, a Caritas Internationalis lançou um apelo de emergência, que permitirá ajudar cerca de 13.000 pessoas em diferentes partes do país e especialmente em áreas críticas como Kramatorsk, Rubizhne, Zaporizhya, Volnovakha , Mariupol, Kharkiv, Dnipro, Kiev, Zhytomyr, Odesa, Ivano-Frankivk.
Também as Cáritas da Polónia, Moldávia, Roménia e Eslováquia estão neste momento a prestar assistência humanitária e informação segura aos milhares de refugiados que estão a atravessar estas fronteiras.
A informação desta campanha está disponível através do site da Cáritas Portuguesa, Facebook e Instagram, como explicou Márcio Guerra, da Cáritas Diocesana de Beja, que fala desta campanha de angariação de fundos monetários.
Márcio Guerra