Cáritas de Beja vai avançar com Centro de Alojamento de Emergência Social

Escrito por em 12/01/2023

A Cáritas Diocesana de Beja vai criar um Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES).

O projeto avaliado em 800 mil euros, deve estar em funcionamento “dentro de ano e meio”.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Cáritas de Beja, Isaurindo Oliveira, explicou que o futuro CAES resulta de uma parceria com a Segurança Social e irá funcionar no edifício da Casa do Estudante, no centro da cidade.

“Será uma estrutura que abrangerá toda a gente”, nomeadamente “as pessoas que recorram à Linha 144 [Linha Nacional de Emergência Social]”, disse.

Isaurindo Oliveira acrescentou que o CAES “será um alojamento de curta duração até que as pessoas” em situação de emergência social “consigam ser colocadas”, lembrando que “Beja é o único distrito que não tem esta estrutura”.

O novo CAES de Beja terá capacidade para acolher 30 pessoas e irá ocupar as instalações da Casa do Estudante, que irão ser alvo de obras de requalificação, “nomeadamente nas acessibilidades”.

O projeto está avaliado em cerca de 800 mil euros, tendo um apoio de 85% garantido através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Enquanto o CAES não entra em funcionamento, continuará aberta a Estrutura de Alojamento Coletivo de Emergência da Cáritas de Beja, que neste momento apoia, de “forma precária”, a comunidade timorense, disse Isaurindo Oliveira.

O projeto de abertura do CAES surge depois de, em dezembro de 2022, o presidente da Cáritas de Beja ter assumido, em entrevista à Rádio Renascença, a possibilidade de a instituição fechar ou reduzir algumas da suas respostas sociais, devido à demora nos pagamentos por parte do Estado.

Segundo adiantou o presidente à Lusa, as dificuldades “mais prementes” foram entretanto minimizadas, “pois houve uma série de pagamentos feitos” pelo Estado e “essa pressão, pelo menos tão vigente, está atenuada”.

Isaurindo Oliveira acrescentou que a Cáritas de Beja “é uma instituição que não tem dívidas” e que a maioria dos serviços que presta “é economicamente viável”.

“Mas, por vezes criam-se problemas de tesouraria muito complicados” e a possibilidade de encerrar serviços “continua sempre em cima da mesa”, admitiu.

Foi o que sucedeu com a Loja de Proximidade, que a instituição tinha a funcionar no centro da cidade de Beja e que fechou portas no início do ano, por “razões económicas”.

“Durante três ou quatro anos aquilo deu algum rendimento, que suportava a funcionária e dava para funcionar”, mas nos últimos tempos “passou a dar um prejuízo muito grande”, pelo que a solução foi encerrar a loja, justificou o presidente da Cáritas de Beja.

 

Rádio Vidigueira/Lusa


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE