Cáritas de Beja procura financiamento para o Centro de Alojamento e Emergência Social
Escrito por Admin RVidigueira em 20/04/2023
A Cáritas Diocesana de Beja está à procura de financiamento para Centro de Alojamento de Emergência Social.
Em comunicado a Cáritas de Beja revela que “tem apresentado junto de vários parceiros as suas necessidades em termos financiamento, para projetos que pretende executar na área social, principalmente para o Centro de Alojamento de Emergência Social, que no âmbito de uma candidatura apresentada pela Cáritas ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovada, com um montante total de investimento previsto de 923,119.10 euros”, dos quais tem uma comparticipação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. no valor de 784,651.24euros, sendo necessário capitais próprios de montante até 138,467.87 euros, que diz não dispor.
A Cáritas de Beja diz ter participado recentemente na reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, para “apresentar o projeto, assim como os seus objetivos e público-alvo, procurando sensibilizar o poder local para a pertinência da sua existência face aos problemas e desafios sociais que estão colocados”.
A Cáritas de Beja frisa ainda que o Centro de Alojamento de Emergência Social, vai integrar a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, que “visa sobretudo dar uma resposta imediata a Pessoas em Situação de Sem Abrigo e que contará com um protocolo com o Instituto da Segurança Social para o financiamento da frequência do mesmo”.
A Cáritas afirma que gostaria “de contar com o compromisso por parte das autarquias e empresas do nosso distrito, no apoio ao financiamento a esta importante estrutura permitindo que não se comprometa seriamente a Caritas Diocesana de Beja na sua resposta a outras situações a que é muito solicitada”.
As explicações são do presidente da Cáritas Diocesana de Beja, Isaurindo Oliveira, que quer a “ajuda” dos municípios para este projeto, uma vez que o equipamento serve toda a região.
Isaurindo Oliveira