Cáritas de Beja altera recolha de alimentos de pontual para permanente
Escrito por Admin RVidigueira em 07/10/2021
A Cáritas Diocesana de Beja, alterou o modelo de campanha de recolha de alimentos de “pontual para permanente”
Segundo explica a Cáritas de Beja, a campanha retomada em Março de 2021 “para responder aos efeitos da 3.ª vaga”foi “destinada para apoiar pontualmente os casos de emergência a famílias e pessoas que não eram abrangidos pelos programas da segurança social”.
A Cáritas de Beja dá nota de que a “resposta solidária de particulares e empresas foi de tal forma generosa que permitiu à Cáritas recolher cerca de 2.600 Quilos de alimentos traduzidos no apoio direto a 301 pessoas, distribuídas um pouco por toda a diocese, com maior expressão no concelho de Beja”.
A Cáritas de Beja refere contudo que “apesar do levantamento das restrições sanitárias tendo em conta a evolução favorável da pandemia, existem famílias que pontualmente carecem de apoio alimentar de forma urgente”, sendo que ”os recursos financeiros do fundo de emergência social da Cáritas Diocesana de Beja não têm de momento capacidade de resposta para “auxiliar” às diversas situações”, tendo a Cáritas decidido alterar o modelo de campanha de recolha de alimentos de pontual para permanente, “assumindo-se a mesma, como um complemento à ação social do atendimento na diocese e no concelho de Beja”.
A Cáritas de Beja está a aceitar a recolha de produtos de higiene pessoal, géneros alimentares e bens essenciais para bebé.
A “necessidade de uma resposta imediata alimentar”, é a grande razão desta alteração segundo Ana Soeiro, da Cáritas Diocesana de Beja, que fala numa resposta a casos de “emergência”.
Ana Soeiro