Câmara de Vidigueira lançou campanha de apoio à Ucrânia
Escrito por Admin RVidigueira em 03/03/2022
A Câmara Municipal de Vidigueira reuniu, com a Comunidade Ucraniana residente no concelho, na passada segunda-feira.
O objetivo foi definir “uma estratégia de colaboração e apoio com o município e as freguesias, apelando a todos os que queiram contribuir com bens de primeira necessidade, primeiros socorros e vestuário, para serem enviados para a Ucrânia”.
O Município de Vidigueira, em colaboração com as juntas de freguesia, está a promover uma campanha de solidariedade através da recolha de bens essenciais, primeiros socorros e vestuário, para serem enviados para a Ucrânia.
As explicações são de Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, que deu nota da criação de um Gabinete de Crise, para acompanhar esta campanha de solidariedade.
Rui Raposo rejeitou a ideia de esta ser uma resposta às criticas do PS de Vidigueira, sobre a posição da autarquia sobre o conflito, dizendo que este é o “tempo da solidariedade”.
Segundo anunciou a autarquia vidigueirense são aceites:
1 – Alimentos: Latas de conservas de peixe, carne, feijão, grão, leite condensado. Arroz e massas. Farinha, sal, açúcar, frutos secos, óleo vegetal, azeite, barras chocolate, energéticas, refeições prontas, café, água, comida pronta para bebés, papas lácteas, etc;
- Agasalhos e vestuário – cobertores, sacos cama, impermeáveis, roupas, calçado;
- Material de primeiros socorros: Ligaduras, algodão, compressas, adesivo, luvas, etc;
- Medicamentos para a pele/feridas: Silvederma, Betadine pomada, vaselina pomada, vitamina A; Medicamentos de uso comum: Supositórios e xaropes para crianças, medicamentos de venda livre (paracetamol, aspirina, brufen, etc);
- Pastilhas de purificação da água aquatabs, sabão, fraldas para bebés;
- Diversos: Geradores elétricos de qualquer dimensão, queimadores a gás + balões de gás, lanternas, pilhas, Powerbanks, rádios, walkie-talkies.
Os bens podem ser entregues no edifício da Câmara Municipal e sedes das Juntas de Freguesia (das 9 às 17 horas).
A autarquia reforça ainda que “todos os voluntários serão bem vindos, com disponibilidade para ajudar no processo de receção e organização dos artigos”.