Câmara de Vidigueira congratula-se com inscrição do Vinho de Talha no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
Escrito por Admin RVidigueira em 07/12/2023
A Câmara Municipal de Vidigueira “congratula-se” com a aprovação da inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) da Produção de Vinho de Talha, pela Direção-Geral do Património Cultura(DGPC).
Em comunicado a autarquia vidigueirense, refere que “com esta inscrição, a DGPC reconhece a importância da Produção de Vinho de Talha enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
A autarquia relembra que o pedido de inscrição da manifestação no INPCI foi proposto pela Câmara Municipal de Vidigueira, que “encetou o trabalho de investigação para aprofundar o conhecimento sobre a Produção de Vinho de Talha, com o objetivo de inventariação na plataforma MatrizPCI onde o público pode ter acesso a toda a documentação”.
Segundo a Câmara de Vidigueira, “trata-se de um passo fundamental na estratégia desenvolvida pela autarquia para o reconhecimento desta prática identitária com a finalidade da sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO”.
Em declarações à Rádio Vidigueira, o presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, diz tratar-se de “um dia muito importante e o primeiro passo” para a candidatura da produção do vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Rui Raposo