Câmara de Vidigueira congratula-se com inscrição do Vinho de Talha no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Escrito por em 07/12/2023

A Câmara Municipal de Vidigueira “congratula-se” com a aprovação da inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) da Produção de Vinho de Talha, pela Direção-Geral do Património Cultura(DGPC).

Em comunicado a autarquia vidigueirense, refere que “com esta inscrição, a DGPC reconhece a importância da Produção de Vinho de Talha enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.

A autarquia relembra que o pedido de inscrição da manifestação no INPCI foi proposto pela Câmara Municipal de Vidigueira, que “encetou o trabalho de investigação para aprofundar o conhecimento sobre a Produção de Vinho de Talha, com o objetivo de inventariação na plataforma MatrizPCI onde o público pode ter acesso a toda a documentação”.

Segundo a Câmara de Vidigueira, “trata-se de um passo fundamental na estratégia desenvolvida pela autarquia para o reconhecimento desta prática identitária com a finalidade da sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO”.

Em declarações à Rádio Vidigueira, o presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, diz tratar-se de “um dia muito importante e o primeiro passo” para a candidatura da produção do vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Rui Raposo


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE