Câmara de Serpa recupera Atalaia da Torre
Escrito por Admin RVidigueira em 07/07/2021
A Câmara Municipal de Serpa continua a desenvolver trabalhos prévios na Atalaia da Torre, no âmbito do projeto FORTours II – Fortificações de Fronteira: Fomento do Turismo Cultural Transfronteiriço, do programa operativo Interrreg-V-A, Espanha/Portugal (Poctep).
Segundo revelou a Câmara de Serpa, “os trabalhos agora realizados incidiram no levantamento fotogramétrico do interior desta torre de vigia medieval, com o objetivo de documentar o seu estado de conservação e produzir conteúdos para aplicações multimédia de divulgação”.
De acordo com a Câmara de Serpa, foram executados outros levantamentos no exterior e interior do monumento, em duas fases, para aquisição de dados destinados à preparação das ações de conservação e restauro que se pretendem iniciar no corrente ano.
Segundo a autarquia serpense, o projeto insere-se na estratégia de recuperação de património histórico edificado desenvolvido pela autarquia, no seguimento de ações anteriores, como a valorização da Torre do Relógio, ocorrida em 2018 no âmbito do programa FORTours I.