Câmara de Serpa exige intervenção politica nos problemas dos imigrantes no concelho

Escrito por em 26/09/2022

A Câmara Municipal de Serpa exige uma intervenção política para resolver os problemas dos migrantes no concelho.

 

A Câmara de Serpa diz que tem “vindo a ser confrontada com a situação de desalojamento e desemprego, de um número considerável de migrantes”, e que “até ao momento, e na sequência de várias solicitações dos serviços da Segurança Social, a autarquia realojou temporariamente vários grupos de migrantes, sendo que alguns destes foram já encaminhados para alojamentos geridos pela Segurança Social”.

No entanto a Câmara Municipal afirma que, “esta situação está a preocupar o Executivo, uma vez que, para além daqueles que ainda persistem no local onde foram temporariamente alojados, quase diariamente, surgem novos casos de pessoas a viver na rua”.

A Câmara de Serpa diz tere endereçado um ofício, no passado dia 21 de setembro, ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro, aos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, referindo que, “face à situação de emergência social que se está a verificar no nosso concelho”, torna-se necessária “uma rápida intervenção e resolução do problema existente”.

A autarquia frisa na missiva que o realojamento temporário de vários grupos de migrantes, foi “uma resposta de emergência”, sendo urgente a “resolução do problema”, que, só com “uma rápida intervenção política, concertada com as autoridades timorenses, mas também a definição de normativos legais, que nesta e noutras situações, imponham obrigações claras de alojamento aos empregadores de trabalhadores imigrantes, pode dar resposta ao problema existente neste momento em Serpa”.

A Câmara de Serpa recordou ainda que no final de Agosto, “e na sequência de uma ação inspetiva às condições em que viviam imigrantes, na freguesia de Pias, a autarquia realojou um grupo de migrantes, temporariamente, e a pedido da Segurança Social, até que as entidades responsáveis encontrassem uma solução”. Desde então, segundo o município, vários são os grupos de pessoas que têm vindo a ser identificadas pelas autoridades no sentido de serem realojados.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE