Câmara de Serpa assinou protocolo de cedência de bens culturais com Manuel Monge

Escrito por em 26/09/2022

A Câmara de Serpa assinou na passada sexta-feira, um protocolo de cedência de bens culturais entre Manuel Soares Monge, o último Governador Civil de Beja e a autarquia serpense.

Segundo revelou a Câmara Municipal de Serpa, os bens em questão são provenientes da Herdade de Belmeque (União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo), reportando-se a um conjunto excecional descoberto numa sepultura da Idade do Bronze do Sudoeste, datada de cerca de 1500 a.C.

A sepultura de Belmeque foi descoberta nos anos 60 do século passado e alvo de várias publicações científicas desde os anos 70.

O proprietário da herdade manifestou o interesse em ceder, por um período de 10 anos, à Câmara Municipal de Serpa, a parte deste espólio que ficou nas suas mãos, com vista à sua exposição no Museu Municipal de Arqueologia.

Após a assinatura do protocolo agora firmado, o espólio ficará à guarda da Câmara Municipal de Serpa que será responsável por proceder à avaliação do estado de conservação dos artefactos e zelar pelo cumprimento de todos os procedimentos necessários à sua salvaguarda e à sua integração no Museu Municipal de Arqueologia.

As explicações foram deixadas pelo presidente da Câmara de Serpa, João Efigénio Palma, que realçou a “atitude muito nobre” do General Manuel Monge, ao ceder este espólio “extremamente bem conservado”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE