Câmara de Serpa assinou protocolo de cedência de bens culturais com Manuel Monge
Escrito por Admin RVidigueira em 26/09/2022
A Câmara de Serpa assinou na passada sexta-feira, um protocolo de cedência de bens culturais entre Manuel Soares Monge, o último Governador Civil de Beja e a autarquia serpense.
Segundo revelou a Câmara Municipal de Serpa, os bens em questão são provenientes da Herdade de Belmeque (União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo), reportando-se a um conjunto excecional descoberto numa sepultura da Idade do Bronze do Sudoeste, datada de cerca de 1500 a.C.
A sepultura de Belmeque foi descoberta nos anos 60 do século passado e alvo de várias publicações científicas desde os anos 70.
O proprietário da herdade manifestou o interesse em ceder, por um período de 10 anos, à Câmara Municipal de Serpa, a parte deste espólio que ficou nas suas mãos, com vista à sua exposição no Museu Municipal de Arqueologia.
Após a assinatura do protocolo agora firmado, o espólio ficará à guarda da Câmara Municipal de Serpa que será responsável por proceder à avaliação do estado de conservação dos artefactos e zelar pelo cumprimento de todos os procedimentos necessários à sua salvaguarda e à sua integração no Museu Municipal de Arqueologia.
As explicações foram deixadas pelo presidente da Câmara de Serpa, João Efigénio Palma, que realçou a “atitude muito nobre” do General Manuel Monge, ao ceder este espólio “extremamente bem conservado”.