Câmara de Mértola inicia transferência do Arquivo Municipal

Escrito por em 19/05/2026

O Município de Mértola iniciou o processo de transferência e desinfestação por anóxia dos documentos que integram o acervo do Arquivo Municipal, no âmbito da sua futura transferência para o novo Centro de Patrimónios, localizado no Além Rio.

Segundo anunciou a Câmara de Mértola, trata-se de um “procedimento especializado, fundamental para a conservação preventiva do património documental, que está a ser aplicado a cerca de 680 metros lineares de documentação arquivística, abrangendo documentos produzidos entre o século XVII e o início do século XXI”.

Segundo revelou a autarquia mertolense, o tratamento decorre ao longo de aproximadamente quatro semanas, e “integra uma operação mais ampla que inclui a organização, transferência, reorganização e acondicionamento técnico da documentação”.

A desinfestação por anóxia consiste num método não invasivo e altamente eficaz de eliminação de agentes biológicos nocivos, como insetos e microrganismos, através da redução controlada do oxigénio, permitindo  proteger os documentos sem recurso a produtos químicos, assegurando a preservação da sua integridade física e histórica.

Segundo a Câmara de Mértola, a “intervenção representa um compromisso com a salvaguarda da memória coletiva e institucional do concelho de Mértola”.

Com a futura instalação do Arquivo Municipal no Centro de Patrimónios, o Município reforça a sua aposta na valorização, conservação e acessibilidade do património documental, criando melhores condições para a sua proteção, estudo e consulta pelas gerações presentes e futuras.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE