Câmara de Mértola continua sem resposta sobre Campo de Tiro de Alcochete
Escrito por MarcoAbundancia em 12/01/2026
A Câmara Municipal de Mértola, continua sem receber qualquer comunicação oficial ou esclarecimento formal por parte do Governo ou das entidades competentes relativamente às notícias que apontam para a eventual instalação de um Campo de Tiro no concelho.
Segundo anunciou a Câmara de Mértola em nota de imprensa, desde que surgiram as primeiras referências públicas a esta possibilidade, o Município adotou uma postura responsável e proativa, solicitando audiências formais aos Ministérios da Defesa Nacional e das Infraestruturas, bem como estabelecendo contactos diretos com as Forças Armadas, com o objetivo de obter informação concreta e fidedigna.
No entanto, segundo a autarquia mertolense, volvidos vários meses, não foi prestada qualquer resposta, situação que a Câmara Municipal de Mértola “considera grave do ponto de vista institucional e profundamente negativa pelo impacto que a ausência de informação tem na tranquilidade das populações e na confiança no processo”.
A Câmara Municipal de Mértola afirma que, vai continuar “a exigir respeito institucional, transparência e esclarecimentos públicos, alertando para os riscos da especulação e para o clima de incerteza que estas notícias geram junto da população”.
O Município “mantém total disponibilidade para o diálogo construtivo e responsável, mas rejeita qualquer tentativa de impor decisões estruturantes para o concelho que possam ser nefastas para o território”.
As explicações são do presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé, que deixa várias criticas ao Governo, na condução deste projeto, que diz “não ser compatível” com este território.