Câmara de Mértola congratula-se com requalificação da ER 267 até Almodôvar
Written by Admin RVidigueira on 13/05/2024
O Município de Mértola emitiu um esclarecimento sobre a requalificação da estrada regional 267 (ER267) que liga Mértola a Almodôvar.
Em comunicado a autarquia mertolense frisa que, “desde o primeiro momento em que o executivo municipal assumiu funções que considerou o melhoramento da rede viária uma das prioridades do mandato, tendo programado e executado melhorias em grande parte da rede viária municipal”.
A Câmara de Mértola deu conta ainda, de ter “elaborado, internamente, um relatório técnico sobre o estado de conservação da ER267 e da ER265, o qual foi entregue ao Ministério das Infraestruturas e às Infraestruturas de Portugal (IP), onde se seguiu a realização de várias diligências junto destas entidades para alertar e exigir a requalificação destas duas vias com a máxima de urgência”.
A Câmara de Mértola, refere ainda que, em 2021, “tem conhecimento que está projetada uma intervenção na ER267 apenas no Concelho de Almodôvar, algo que não poderia aceitar e que seria incompreensível e injusto para os utilizadores desta via de comunicação”
Segundo a Câmara de Mértola, “fruto de várias reuniões de trabalho com as entidades competentes, conseguiu o comprometimento da atual e antiga Secretaria de Estado das Infraestruturas, bem como da própria IP, para que a intervenção, inicialmente projetada, sofresse alterações de forma a englobar a totalidade dos quilómetros pertencentes à ER267, entre os dois concelhos, tal como anunciou em comunicado, no dia 6 de Maio a Infraestruturas de Portugal.
A Câmara de Mértola, citando o comunicado da IP, refere que “a empreitada que agora se inicia constitui a primeira fase do projeto de melhoria integral dos perto de 40 quilómetros que constituem a ligação rodoviária através da ER267 entre os Concelhos de Almodôvar e Mértola. A segunda fase, a desenvolver posteriormente e que incidirá sobre o troço entre o Km 105,072 e o km 131,097, encontra-se atualmente em fase final de conclusão do projeto de execução.”
O Município de Mértola lamenta a “a forma discriminatória e inexplicável como este processo foi conduzido na fase inicial”, mas “congratula-se pelo início da requalificação total da ligação Mértola – Almodôvar, mesmo que realizado em duas fases temporais distintas face aos factos enumerados anteriormente”.
A autarquia ressalvou ainda que, “continua a exigir a requalificação da ER265 (Mértola – Serpa) com o máximo de urgência”.
As explicações são de Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, que apesar da satisfação com este desfecho, não esconde o “desalento” com todo este processo.