Câmara de Cuba poupa na iluminação de Natal
Escrito por Admin RVidigueira em 05/12/2022
A Câmara Municipal de Cuba reduz significativamente o consumo energético da iluminação de Natal no Concelho em 2022.
Segundo anunciou a Câmara de Cuba em nota de imprensa, no presente ano irá existir uma redução quer no número de equipamentos colocados, quer no período de funcionamento dos mesmos”.
Segundo anunciou a autarquia cubense, “será utilizada apenas metade dos equipamentos destinados à iluminação de Natal no Concelho, e o período de funcionamento da iluminação também será reduzido, sendo que esta será ligada uma semana mais tarde do que é habitual (que este ano acontece no dia 07 de dezembro), com horário de funcionamento apenas das 18:00 às 24:00”.
A Câmara de Cuba com estas medidas “antecipa uma poupança de mais de 60% no consumo energético com a iluminação de Natal, (…)e associa-se desta forma esforço solicitado a todos os utilizadores, embora discorde da solução encontrada para o problema criado e entenda que as necessárias poupanças no consumo só são admissíveis se derivadas do aumento apoiado da eficiência energética e da utilização racional de energia (URE)”.
A Câmara de Cuba anunciou também, o encerramento das Piscinas Municipais, a partir de hoje, e até 9 de janeiro, com o mesmo objetivo.
O presidente da Câmara de Cuba, João Português, justificou a decisão à Rádio Vidigueira, com o “actual contexto que vivemos” e com a decisão do Conselho de Ministros, falando em “medidas necessárias”.