Câmara de Beja promove Orçamento Participativo
Escrito por Admin RVidigueira em 04/02/2022
A Câmara Municipal de Beja lança esta sexta-feira, uma campanha de promoção da 1ª edição do Orçamento Participativo em Beja.
Segundo revelou a Câmara de Beja, a campanha “Sou Beja, e tu?”, convida as pessoas maiores de 16 anos, recenseadas em Beja ou que, comprovadamente, residam, trabalhem ou estudem no concelho a inscrever-se no portal do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Beja (op.cm-beja.pt)
Os objetivos segundo a autarquia bejense são “contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e práticas de participação que reforcem a transparência e qualidade da democracia”.
Uma medida que segundo a autarquia bejense, “devolve os 7.5% de IVA dos setores da alimentação, restauração, gás, eletricidade e comunicações, para aplicar no Orçamento Participativo”, num total de 150 mil euros de investimento para as melhores ideias, no valor máximo de 50 mil euros por projeto.
De acordo com o município bejense, “são utilizados instrumentos de participação com base nas novas tecnologias e também mecanismos de participação presencial sob a forma de Assembleias Participativas, de modo a assegurar a comunicação com diferentes grupos socioeconómicos e faixas etárias”.
O Orçamento Participativo envolve um ciclo bienal que contempla em 2022, a apresentação e aprovação das propostas, e em 2023, a implementação dos projetos vencedores.
As explicações são de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, que deixa a expectativa de “uma participação interessante” nesta primeira edição.
Paulo Arsénio