Câmara de Aljustrel pede reunião de “urgência” ao Ministro da Saúde
Escrito por Admin RVidigueira em 16/12/2022
A Câmara de Aljustrel exige médicos de família no concelho e pediu ontem, uma reunião com “carater de urgência” ao Ministério da Saúde.
A posição da Câmara de Aljustrel, surge após uma reunião, ontem, com a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
A Câmara de Aljustrel diz estar preocupada com a falta de médicos, situação que “tem vindo a agravar-se com a saída, por diversas razões, de vários médicos que prestavam serviços de medicina geral e familiar no concelho”.
A Câmara de Aljustrel “defende o atendimento médico 24 horas por dia em Aljustrel, serviços de exames a funcionar e um Centro de Saúde e Extensões de Saúde dotados de recursos humanos e técnicos que respondam às necessidades das populações, não as obrigando a deslocar-se para resolver problemas que poderiam ser supridos nas suas próprias localidades”.
A Câmara de Aljustrel “exige, particularmente, que cada habitante do concelho tenha acesso a médico de família”, e denuncia que “neste momento, praticamente uma em cada três pessoas não tem acesso a médico de família”, o que considera “inadmissível”.
A Câmara de Aljustrel afirma que “irá bater-se por esta causa, porque a Saúde é um direito e uma prioridade e estará sempre ao lado dos cidadãos do concelho na defesa dos seus direitos”.
A autarquia aljustrelense dá conta ainda, da discussão pública o Projeto do Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos no Concelho de Aljustrel, que prevê a atribuição de apoios à aquisição e aluguer de habitação e deslocação de médicos no concelho.
As preocupações foram deixadas por Carlos Teles, presidente da Câmara de Aljustrel, que pede “medidas excepcionais” ao Governo, para resolver esta situação.
Carlos Teles