Câmara de Aljustrel assina protocolo com a APA para recuperar Ribeira do Roxo

Escrito por em 28/07/2020

O Município de Aljustrel e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram a semana passada, um protocolo, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, que permite que o fundo ambiental financie intervenções para a recuperação ambiental da Ribeira do Roxo.

A cerimónia aconteceu em Oliveira do Bairro e contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, sendo o Município de Aljustrel representado pelo vice-presidente Carlos Teles.

Segundo revelou a Câmara de Aljustrel, com a assinatura deste protocolo dar-se-á início ao restabelecimento ambiental do troço da ribeira entre o Monte do Cascalho (ponte para a Corte Vicente Anes) e o local de Calveiras da Granja, a jusante da ponte da estrada 527-2.

Segundo a Câmara de Aljustrel, o projeto, desenvolvido pela Associação de Beneficiários do Roxo, no valor de 150 mil euros, possibilitará o desassoreamento e desobstrução da ribeira, uma vez que pequenos episódios de precipitação conduzem diretamente à ocupação de áreas agrícolas, mas também à inundação de parte das estradas 383 e 527-2.

Segundo explica a autarquia, serão, assim, removidos inertes e vegetação instalada no curso de água, será efetuada a reposição do curso natural nas margens, com a remoção de antigos muros, e será feita a recuperação ambiental com a trituração de parte da vegetação dos taludes da ribeira, criando-se faixas arborizadas que absorvam os nutrientes em circulação e evitem o arrastamento de solo pelo seu curso.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Reprodutor de áudio
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Pinterest
Compartilhar no Linkedin
Send by Whatsapp
Love