BOMBEIROS DO BAIXO ALENTEJO RECUSAM PARTICIPAR NA JMJ

Escrito por em 21/07/2023

As 13 corporações de bombeiros do Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (CSRBA-ANEPC) decidiram não participar no dispositivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), alegando que a remuneração é baixa. A Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja está solidária.

A decisão foi tomada pelos comandantes das corporações do Baixo Alentejo, exceto Odemira que pertence ao CSR do Litoral Alentejano e vertida num documento de três páginas, que foi enviado à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Domingos Fabela, presidente da FBDB, explicou a decisão ao JN. “Como sempre ficámos para o fim. A falta de articulação, comunicação e partilha foi gritante. Só há três dias fomos contactados”, disse, garantindo: “Temos sido outsiders do que está proposto em termos operacionais”.

No documento, os bombeiros e a federação dizem que a ANEPC “elaborou” o Dispositivo Especial de Operações de Socorro (DEOS), em três vertentes, entre eles o Reforço do Sistema Integrado de Emergência Médica (Reforço SIEM), e acusam os responsáveis da Autoridade de “só no passado dia 17 de julho” terem reunido com os Corpos de Bombeiros do Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo, “a escassos dias do início do evento”.

O presidente da FBDB assegurou ao JN que não estão em causa aspetos reivindicativos, “mas garantir os meios operacionais para assegurar o socorro na região, face aos fluxos rodoviários esperados nas jornadas, além do empenho no DECIR, no combate aos incêndios rurais”. Lembrou que, após a reunião, os corpos de bombeiros ficaram a saber que “serão alocadas ao Reforço SIEM 20 ambulâncias dos bombeiros do Baixo Alentejo”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE