Biblioteca de Viana do Alentejo leva projeto de literacia emocional às Escolas
Written by Admin RVidigueira on 27/01/2021
“Os Valores” é o nome do projeto sobre literacia emocional que a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, em parceria com o Projeto de Combate ao Insucesso Escolar “5 Estrelas”, está a desenvolver junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo deste concelho.
O projeto teve início no ano letivo 2019/2020, com o tema “As Emoções” e, inicialmente, “era para ser dinamizado uma vez por mês, na secção infantil da Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo e nas Bibliotecas Escolares, mas, face ao contexto de pandemia que vivemos, tem sido promovido em contexto de sala de aula, a partir de histórias, dinâmicas e atividades lúdicas, onde o diálogo e a partilha são uma constante”, revela a autarquia.
De acordo com a Câmara Municipal, “a ação visa ajudar as crianças a adquirirem competências sociais, nomeadamente a serem mais responsáveis, com senso crítico e capazes de transformar positivamente a sociedade. Gerir emoções, conhecer valores, vivenciar momentos de partilha, de expressão de afetos e de sentimentos é muito importante para o desenvolvimento pessoal e social das crianças, ao mesmo tempo que contactam com os livros e despertam o gosto e interesse pela leitura.”
Segundo o Município, “as histórias mostram, de forma simbólica, alguns dos limites e das regras de convivência e relacionamento com os outros, envolvendo as atividades lúdicas a participação coletiva, onde são abordados o respeito pelos outros, a boa convivência, a honestidade e o respeito pelas regras, de modo a interiorizarem valores como a solidariedade e a honestidade, entre outros.”
O Município de Viana do Alentejo sublinha, ainda, que este é um projeto “tão importante como a matemática, o português ou as ciências”, que “pretende possibilitar às crianças, através de histórias, jogos, partilha de situações vivenciadas e outras atividades lúdicas, a interiorização de valores que os tornem cidadãos autónomos, solidários, justos, cooperantes e íntegros.”