BE quer empresa municipal de construção civil em Beja

Escrito por em 03/11/2026

O Bloco de Esquerda (BE) propôs a criação de uma empresa municipal de construção civil em Beja, que teria como prioridade a reabilitação e renovação urbana, para dar resposta ao problema de falta de habitação neste concelho alentejano.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Concelhia de Beja do BE frisou que “o grande problema” da cidade e do concelho continua a ser “a falta de habitação, a par da degradação das casas ao ponto de as tornar inabitáveis”.

Segundo os bloquistas, o próprio executivo da câmara municipal, liderado por Nuno Palma Ferro, da coligação Beja Consegue (que junta PSD, CDS-PP e IL), já admitiu “que vários dos concursos públicos de reabilitação ficaram desertos”.

“Este fenómeno explica-se ou por os preços propostos no caderno de encargos serem demasiado baixos, ou por falta de empresas interessadas em projetos de reabilitação, pois a maioria aposta em novas construções e aproveita a especulação imobiliária”, frisou o BE.

A isto, continuou, junta-se ainda “a falta de mão-de-obra no setor da construção civil”.

Nesse âmbito, o BE “propõe ir à raiz dos problemas com a criação de uma empresa pública municipal de construção civil, dando prioridade à reabilitação e à renovação urbana, podendo também realizar pequenas reparações em casas que delas careçam”.

“A criação desta empresa municipal muniria o executivo de independência de ação, definindo um plano de prioridades para as obras, garantindo a sua própria mão-de-obra e criando postos de trabalho num concelho deles tão carenciado”, defendeu.

Ao mesmo tempo, acrescentou, a autarquia poderia exercer “um papel regulador no mercado local de habitação”.

No comunicado enviado à Lusa, o BE lembrou que um levantamento do edificado feito recentemente pelo partido registou que “cerca de 500 fogos estão devolutos” no concelho de Beja.

“Destes, 89 são lojas fechadas, sendo que nove se encontram em estado de grande degradação, o que é sintomático da crise do pequeno comércio no centro da cidade”, pode ler-se.

O levantamento realizado pelo BE concluiu igualmente que “casas de habitação devolutas são 278, das quais 186 se encontram em estado de grande degradação”.

 

Rádio Vidigueira/Lusa


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

This will close in 0 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE