Baixo Alentejo praticamente todo em seca severa

Escrito por em 14/06/2022

A região do Baixo Alentejo está praticamente na sua totalidade em seca severa, segundo revelou o boletim climatológico de Maio do IPMA.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no que diz respeito à situação de seca meteorológica verificou-se um agravamento em todo o território, com um aumento muito significativo da área em seca severa, estando agora 97 % do território nessa classe.

Segundo o IPMA, em Portugal continental o mês de maio de 2022, classificou-se como extremamente quente e muito seco, sendo o mais quente dos últimos 92 anos, com uma temperatura média, 19.19 °C, muito superior ao valor normal com uma anomalia de + 3.47 °C.
Durante o mês os valores de temperatura do ar (média, máxima e mínima) estiveram quase sempre acima do valor médio mensal, sendo de realçar o período consecutivo de 10 dias (5 a 14) com desvios superiores a 5 °C da temperatura máxima em relação à normal mensal; nos dias 20, 27 e 28 o valor médio de temperatura máxima do ar no continente foi superior a 30 °C.

Os valores mais altos da temperatura máxima do ar registaram-se nalguns locais das regiões do vale do Douro, vale do Tejo e Alentejo. De realçar os 38ºc registados pelo IPMA, no dia 20 de maio, em Amareleja, e os 36,2, registados em Mértola.

Em Beja, a média da temperatura mínima em maio foi de 13,2 graus. A média da temperatura máxima foi de 28,8 graus. A precipitação total foi de 4.1mm.
O valor médio da quantidade de precipitação em maio, 8.9 mm, foi muito inferior ao valor normal 1971-2000, correspondendo a apenas 13 %.

Verificou-se uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território no final de maio, como consequência de valores de precipitação muito inferiores ao normal e por outro lado de temperaturas mais altas que a média em grande parte dos dias deste mês.

O IPMA realçou a região do interior Norte e Centro, que continua com valores de água no solo muito baixos, com muitos locais ao nível do ponto de emurchecimento permanente; por outro lado a diminuição significativa em muitos locais do vale do Tejo, Alentejo e Algarve, onde se verificam valores de percentagem de água no solo inferiores a 20 %.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE