Baixo Alentejo com 400 milhões de euros investidos no abastecimento de água e tratamento de resíduos

Escrito por em 15/02/2024

O Baixo Alentejo tem em curso investimentos com um valor global de 400 milhões de euros nas áreas do tratamento de resíduos sólidos urbanos, abastecimento de água às populações e na criação de reforço de reservas de água.

As conclusões são deixadas, pelos candidatos do PS pelo distrito de Beja, que ontem, tiveram a oportunidade de conhecer o ponto de situação de cada um destes projectos, nas visitas à RESIALENTEJO, AMBILITAL, EDIA e Águas Públicas do Alentejo.

A RESIALENTEJO, entidade que gere o Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos no Baixo Alentejo, serve uma população de 86 mil habitantes e foi alvo de um “forte investimento” nos últimos anos no valor  global de 8 milhões de euros. No âmbito do PERSUR 2030 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) está previsto um investimento na ordem dos 18 milhões de euros.

Os candidatos do PS visitaram também a AMBILITAL – Investimentos Ambientais no Alentejo entidade que gere os resíduos produzidos por 120 mil pessoas, residentes nos concelhos de Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, onde se regista “um investimento de 14 milhões de euros nos últimos 4 anos”.

Na visita à EDIA, os candidatos do PS pelo círculo de Beja, “tomaram conhecimento do ponto de situação da empreitada de construção do Circuito Hidráulico do Monte da Rocha e Bloco de Rega de Messejana, com um valor global de 28 milhões de euros, que permitirá que a água da barragem de Alqueva passe a ser usada no Aproveitamento Hidroagrícola do Alto Sado e para abastecimento de água aos concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte de Odemira e Mértola”.

Os candidatos do PS sublinham ainda, o “importante papel estratégico” da Águas Públicas do Alentejo, que “já investiu 178 milhões de euros nas redes de abastecimento de água e saneamento e, de acordo com a informação obtida durante a visita, está preparada para investir mais 170 milhões de euros na melhoria das redes”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE