Bairro da Esperança vai assinalar fundação do Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo em Beja
Escrito por MarcoAbundancia em 15/01/2026
O Centro Social, Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança, em Beja, vai assinalar, ao longo de 2026, a data da fundação do Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo.
A data, segundo avançou o Centro do Bairro da Esperança, vai contar com um programa diversificado de atividades culturais, recreativas e comunitárias que se estenderá até ao final do ano.
A iniciativa “pretende celebrar a relevância histórica, social e patrimonial do Convento, promovendo simultaneamente uma maior ligação entre a cidade e o Bairro da Esperança, reforçando o seu papel na identidade urbana e cultural do território”.
Entre as atividades previstas destacam-se um desfile de Carnaval no Bairro da Esperança, envolvendo a comunidade local e visitantes, espetáculos musicais, com diferentes estilos e artistas, peças de teatro, valorizando a história e a memória local, a caminhada guiada “Rota dos Frades do Carmo”, um percurso interpretativo que dará a conhecer a história do Convento e a sua influência no desenvolvimento da zona envolvente.
Segundo o Centro Social e Cultural do Bairro da Esperança, as iniciativas têm como principais objetivos “divulgar a fundação do Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, aproximar a cidade do Bairro da Esperança e o Bairro da cidade, desconstruir o estigma associado à designação “Carmo Velho” е dar a conhecer a importância histórica, cultural e simbólica deste bairro para a comunidade”.
As explicações são de Maria de Jesus Ramires, presidente do Centro Social e Cultural do Bairro da Esperança, que quer quebrar o “estigma” e “que envolve este bairro de Beja, conhecido como o “Carmo Velho”, aproximando a cidade da sua periferia.