Auditório da EDIA recebe conferência sobre o Baixo Alentejo dos séculos XVIII e XIX
Written by Admin RVidigueira on 30/06/2022
O auditório da EDIA, em Beja, recebe esta noite, pelas 21.30h, a conferência “O Baixo Alentejo dos séculos XVIII e XIX visto por viajantes estrangeiros, um escritor de Albernoa e um político do Monte da Mesas”, pelo Antropólogo Carlos Pedro.
Segundo anunciou a EDIA, a conferência, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
De acordo com a EDIA, este ciclo de conferências “pretende, convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes”.
Nos séculos XVIII e XIX, Portugal foi percorrido por muitos estrangeiros, sobretudo comerciantes, militares e naturalistas, sendo que esta conferência vai abordar relatos e descrições de alguns destes militares e naturalistas sobre este território e as suas gentes.
A iniciar a conferência haverá uma apresentação comentada de uma descrição da envolvente de uma pequena aldeia de entre Castro Verde e Mértola nos inícios do século XVIII.
A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório.
A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA.