Assembleia Municipal de Vidigueira aprovou orçamento para 2024
Escrito por Admin RVidigueira em 08/02/2024
A Assembleia Municipal de Vidigueira aprovou, a 28 de dezembro, a proposta de Orçamento para o ano de 2024 e das Grandes Opções do Plano 2024/2028.
Segundo anunciou a Câmara de Vidigueira, o “orçamento prevê tanto na receita como na despesa um montante global de 12.683.708 euros”.
Segundo a Câmara de Vidigueira, o orçamento “reflete a preocupação do executivo na manutenção e preservação nas estruturas, equipamentos e acessos existentes no concelho, sendo traduzido na realização de diversas obras nas freguesias e na sede de concelho”.
A Câmara de Vidigueira destacou, a “requalificação do edifício dos Paços do Concelho, a remodelação da Rede de Águas no Bairro Covas Lima em Vidigueira, a requalificação da Praça da República, do Largo da Bica em Alcaria da Serra, do Polo Desportivo em Pedrógão do Alentejo, a reabilitação da Casa do Povo em Selmes e a conservação de arruamentos em todo o concelho”.
Segundo a autarquia vidigueirense, a ”dotação orçamental faz conta com novos projetos entre os quais o Centro Interpretativo dos Passos e o Núcleo Museológico do Campo e da Oralidade em Selmes e o Núcleo Museológico do Rio e da Pesca em Pedrógão do Alentejo”.
A Câmara de Vidigueira avançou ainda, ter em preparação, candidaturas a fundos comunitários que contemplam a instalação do Posto de Proteção Civil no Quartel dos Bombeiros e a requalificação das escolas do concelho.
O município realçou também, a Estratégia Local de Habitação e o Parque Público de Habitação a custos acessíveis com um investimento total de cerca de 4 milhões e 600 mil euros.
“A requalificação das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARS) municipais, a requalificação da Praça 25 de Abril em Vila de Frades, do cineteatro, e do forno tradicional, tendo em vista a sua musealização”, bem como oParque Fluvial do Guadiana no valor cerca de 3 milhões de euros, a requalificação do complexo de Piscinas Municipais Carlos Goes, Estação de Serviço de Caravanismo e a requalificação do Estádio Municipal, como outras apostas.
A autarquia destacou ainda, a atribuição 350 mil euros nas medidas de Ação Social e 1 milhão e 350 mil euros na área da Educação.