Assembleia Municipal de Vidigueira aprovou orçamento de cerca de 11 milhões de euros
Escrito por Admin RVidigueira em 08/01/2021
A Assembleia Municipal de Vidigueira aprovou, em sessão realizada a 28 de dezembro, a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2021.
Segundo anunciou a Câmara de Vidigueira, que já havia aprovado o documento a 2 de Dezembro, o orçamento prevê tanto na receita como na despesa um montante global de 10 981 662 euros.
Segundo refere a Câmara de Vidigueira, “sendo o último orçamento do mandato, a distribuição das verbas pelas diversas áreas e opções dá continuidade à concretização das opções políticas sufragadas favoravelmente pela população e reafirmadas nos documentos previsionais aprovados ao longo do mandato, tanto pelo órgão executivo como pelo deliberativo, adaptadas necessariamente às contingências políticas, económicas, sociais e sanitárias entretanto ocorridas”.
A Câmara de Vidigueira refere que “num ano que será ainda muito marcado pelas consequências associadas à pandemia da Covid-19, no que respeita ao retomar da normalidade, as funções sociais e económicas e os investimentos a elas associados registam em termos orçamentais previsão de um crescimento bastante significativo”.
A autarquia destaca em nota de imprensa, “na sede do concelho, para investimentos como o Parque Verde Urbano, o alargamento da Rede de Ciclovias e Vias Pedonais, a reabilitação da Praça da República, entre outros espaços”.
A autarquia afirma também que vai manter “os valores a transferir diretamente para as Juntas de Freguesia, que atingiram no mandato em curso um montante quatro vezes superior aos praticados anteriormente, para além de um conjunto de outros apoios diretos ou indirectos”.
A Câmara de Vidigueira salienta ainda, que “os documentos aprovados apontam para a continuação de um trabalho que perspetiva o desenvolvimento integrado do concelho como meta, prevendo-se um conjunto de intervenções nas diversas Freguesias, entre elas a construção e/ou reabilitação de parques infantis e espaços desportivos ou de lazer, entre outras”.
As explicações são de Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira, que diz querer “concretizar todos os objectivos e investimentos”, alertando que este orçamento poderá “sofrer algumas alterações”, em virtude da actual situação pandémica.
Rui Raposo, refere ainda que este será um “ano de grandes desafios”.