Assembleia Municipal de Beja aprovou voto de pesar pela morte de Carreira Marques
Escrito por Admin RVidigueira em 21/09/2021
A Assembleia Municipal de Beja, aprovou na última reunião ordinária, um voto de pesar pela morte de José Carreira Marques.
“Com o desaparecimento físico de José Manuel Carreira Marques partiu um grande homem que influenciou o nosso tempo, pela obra legada à cidade e ao concelho de Beja”, lê-se no voto de pesar enviado às redações.
“Carreira Marques, enquanto presidente da Câmara de Beja eleito pela CDU (…) granjeou respeito e consideração entre os seus pares por direito próprio, devido às suas brilhantes intervenções nos fóruns e iniciativas em que participava”.
O voto de pesar destaca, também, que “a sua notoriedade ainda é uma presença digna de menção, como por exemplo, no âmbito da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico – da qual foi um dos principais dirigentes”.
“Era um autarca respeitado nos meios culturais”, salienta o voto, referindo que soube “construir relacionamentos ímpares (…) com importantes figuras da intelectualidade, salientando-se José Saramago e Jorge Vieira e que se traduziram em legados importantes para Beja”. Além disso, no âmbito cultural, o autarca projetou “Beja como uma referência incontornável a nível nacional”.
“Profundamente envolvido em grandes causas”, Carreira Marques “contribui, também, enquanto deputado pelo PCP na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República, para a configuração progressista da Constituição da República Portuguesa”.
O voto de pesar remata frisando que “partiu uma grande figura pública a quem a cidade e o concelho muito devem pela sua dedicação à causa pública”.