Assembleia da República promove Conferência sobre Desenvolvimento Rural Agricultura e Coesão Territorial com Alqueva como exemplo
Escrito por Admin RVidigueira em 16/06/2021
O presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, o deputado socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, modera esta quarta-feira, a Conferência sobre Desenvolvimento Rural, Agricultura e Coesão Territorial.
No âmbito da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Assembleia da República realiza, a Conferência sobre Desenvolvimento Rural, Agricultura e Coesão Territorial.
Segundo revelou o parlamentar, neste “encontro entre a celebração da diversidade cultural europeia e o reforço da coesão territorial vislumbra-se, precisamente, o desenvolvimento rural, sendo frequente a sua simbiose com o desenvolvimento da agricultura das Regiões e dos Estados-Membros”.
Na conferência vai ser explorada a “proximidade entre as políticas de coesão e a política agrícola comum”, “tomando como caso de estudo o projeto do Alqueva”, e “fomentar a discussão quanto às externalidades positivas das sinergias entre políticas de coesão e política agrícola no dealbar da nova PAC”.
Participam na iniciativa as Ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, o Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Younous Omarjee e o Presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, Norbert Lins.
O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, preside à sessão de abertura e as sessões são moderadas pelo Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Pedro do Carmo.
As explicações são de Pedro do Carmo, presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, que fala num “momento alto” para a região do Baixo Alentejo.
A Conferência é pública e decorre em formato virtual, atenta a evolução do combate à pandemia por SARS-CoV-2.