Aprovado projeto do PS em defesa da fileira da lã

Escrito por em 18/05/2026

O PS viu aprovado o Projeto de Resolução do Partido Socialista que recomenda ao Governo que crie condições para a reativação da fileira da lã.

A iniciativa desce agora à Comissão de Agricultura, onde será densificada com contributos de outros grupos parlamentares que também apresentaram propostas sobre o mesmo tema.

“Congratulamo-nos com a aprovação do nosso Projeto de Resolução e estamos disponíveis para um diálogo construtivo agora, na especialidade, com os outros partidos, para que possamos inverter um ciclo descendente desta fileira tão importante e com um potencial que não podemos desperdiçar”, afirma Pedro do Carmo, deputado eleito pelo Círculo de Beja e um dos subscritores do Projeto de Resolução.

“Não posso, no entanto, deixar de lamentar que os partidos que suportam o Governo, PSD e CDS, que tanto apregoam o apoio ao interior e às atividades tradicionais, tenham ficado completamente à margem deste processo e se tenham demitido de apresentar qualquer proposta que evite, num futuro próximo, a extinção deste setor”, acrescenta.

Segundo o grupo parlamentar do PS, este projeto, que resulta de um vasto processo de auscultação dos produtores e das associações do setor, visa contrariar uma tendência de decréscimo da produção de lã no nosso país, nos últimos anos.

Os deputados do PS recomendam ao Governo que crie incentivos à reativação das indústrias ligadas à fileira da lã e que estimule o Centro de Competências para a Lã para que apresente propostas de certificação das lãs nacionais, com ênfase nas lãs de raças autóctones.

O prorojeto apresentado pelos socialistas defende ainda que o Centro desenvolva uma campanha de promoção da lã nacional como matéria-prima ecológica e sustentável e que haja incentivos para associações de produtores direcionados para o melhoramento e a valorização das lãs, em especial das raças autóctones mais ameaçadas.

O PS considera ainda essencial que, através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e da CCDR Alentejo, se reforce a investigação aplicada, financiando projetos que tragam inovação à cadeia produtiva, e que sejam disponibilizados dados estatísticos fidedignos sobre toda cadeia produtiva.

Por último, o PS recomenda ao Governo que crie cursos de Tosquiadores, em colaboração com as associações de produtores e através do IEFP.

As explicações são do deputado socialista eleito pelo distrito de Beja, Pedro Carmo.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE