APA aprovou medidas para fazer face à seca
Escrito por Admin RVidigueira em 04/03/2022
A Agência Portuguesa do Ambiente, (APA), reuniu a semana passada com a Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, em Évora.
Em comunicado a Agência Portuguesa do Ambiente anunciou que no Alentejo, a seca vai implicar, a suspensão temporária da emissão de Títulos de Utilização dos Recursos Hídricos, ou seja, de licenças, para novas captações de água subterrânea destinadas a uso particular nos sistemas de Moura-Ficalho, no distrito de Beja, e de Elvas-Campo Maior, no distrito de Portalegre, ambos na bacia hidrográfica do Guadiana.
Segundo a APA, foi igualmente decidido “instalar pontos de água para o abeberamento animal junto a albufeiras de águas públicas” que estão “identificadas nos planos de contingência elaborados pelas entidades gestoras dos aproveitamentos hidroagrícolas públicos”.
Segundo a APA, a água de Alqueva vai continuar a ser transferida para as albufeiras das bacias hidrográficas do Sado e do Guadiana e, vai ser avaliada “a necessidade de voltar a operacionalizar a transferência de água do sistema da EDIA para o Sado e posterior captação na estação elevatória de Ermidas do Sado para a albufeira de Morgavel”, em Sines.
Desta reunião, sai também a recomendação às autarquias para que reduzam os consumos de água da rede de distribuição para usos não potáveis, nomeadamente com menos lavagem de contentores e de ruas, encerramento temporário de fontes decorativas, suspensão da rega de espaços verdes.
De igual forma foi decidido “verificar semanalmente a necessidade de implementar novas medidas face ao evoluir da situação”, voltando a subcomissão a reunir-se no final de Março.