ANEPC sem dinheiro para pagar aos bombeiros que integram o DECIR 2020
Escrito por Admin RVidigueira em 07/07/2020
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) está sem dinheiro para o pagamento de salários, para com os bombeiros que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR)
Segundo noticiou ontem o jornal Público, o facto foi revelado por uma carta enviada no sábado aos comandantes distritais das operações de socorro a pedido de Ana Cristina Andrade, directora nacional da administração de recursos da ANEPC.
Segundo o Publico, nesta carta, assinada por Carlos Marta, comandante operacional distrital de Lisboa, este começa por revelar que a falta de recursos para o pagamento de encargos aos bombeiros que fazem parte dos DECIR não é propriamente uma novidade.
A ANEPC solicita assim que “sejam informadas as entidades detentoras de Corpos de Bombeiros que integraram o dispositivo em causa, desse facto”, lamentando a situação, “porquanto conscientes do impacto que o mesmo terá nas referidas entidades e em todos os operacionais que integraram aquele dispositivo”.
A autoridade nacional referiu ainda que “se encontra a trabalhar, intensamente, em coordenação com a tutela, para que esta situação possa ser ultrapassada com a máxima brevidade possível”.
Em declarações à Rádio Vidigueira, Rodeia Machado, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, fala numa situação que “não faz sentido”, dizendo que depois de pressionado pela Liga dos Bombeiros Portugueses, o Governo anunciou que o pagamento vai ser efetuado até ao final desta semana, tal como garantiu ontem, em reunião a secretária de estado da Administração Interna, Patricia Gaspar.