ANEPC emite aviso à população devido ao mau tempo das próximas horas

Escrito por em 07/12/2022

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população devido ao mau tempo previsto para as próximas horas.

De acordo com a ANEPC, segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para as próximas 48 horas, salienta-se chuva por vezes forte, mais intensa e frequente na região Sul, e também no Centro, na 5.ª feira, dia 8 de Dezembro, com condições favoráveis a convecção severa com trovoada e fenómenos extremos nas regiões Centro e Sul e vento do quadrante sul forte a partir da tarde de quinta-feira nas terras altas e faixa costeira das regiões Centro e Sul, com rajadas até 80 km/h, bem como a  agitação marítima com ondas de sudoeste de 4 a 5 metros, na costa ocidental a sul do Cabo Carvoeiro e na costa sul do Algarve, entre o fim da tarde de 5.ª feira até ao fim da tarde de 6.ª feira.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta, para em virtude desta previsão, poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras, instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo, arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis, piso rodoviário escorregadio, e formação de lençóis de água.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) “recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

Por causa desta situação, o IPMA emitiu aviso laranja (o segundo mais grave), a partir da tarde desta quarta-feira, para os distritos de Faro, Setúbal e Beja, por causa da chuva.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE