ANAFRE suspendeu protesto nacional depois de alcançar “avanços importantes” para as freguesias

Escrito por em 04/11/2026

A ANAFRE- Associação Nacional de Freguesias suspendeu a ação nacional de protesto agendada para esta quarta-feira.

A decisão saiu do final dos encontros de ontem, com os grupos parlamentares do PSD, PS e PCP, no âmbito das negociações em curso relativas à Proposta de Orçamento do Estado para 2027.

Em comunicado a ANAFRE diz ter alcançado “avanços importantes” para as freguesias no âmbito do Orçamento do Estado para 2027 (OE2027).

A Associação Nacional de Freguesias, destaca o reforço de cerca de 50 milhões de euros no Fundo de Financiamento das Freguesias, que representa um aumento de aproximadamente 20% face a 2026, bem como o reconhecimento do direito de preferência na aquisição de imóveis e o acesso a crédito de médio prazo para projetos de habitação (esta última condicionada a definição técnica na redação final)”.

Na sequência destes avanços, a ANAFRE “decidiu suspender o encerramento dos serviços das freguesias”, previsto para hoje.

A ANAFRE deu ainda nota da participação, nesta quarta-feira, numa audição na Assembleia da República, onde apresentará um parecer condicionado à aprovação, na especialidade, das medidas alcançadas nas negociações.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

This will close in 0 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE