AMCAL vai avançar com recolha de resíduos urbanos porta-a-porta
Escrito por Admin RVidigueira em 30/06/2022
A Associação de Municípios do Alentejo Central e os municípios associados de Cuba, Vidigueira, Viana do Alentejo e Portel, vão juntar-se a Alvito na implementação da recolha de resíduos urbanos porta-a-porta (PaP).
Segundo anunciou a AMCAL em nota de imprensa, o objetivo passa por “incrementar os quantitativos de resíduos encaminhados para reciclagem e a diminuição de resíduos a depositar em aterro sanitário”.
A Separação e a Recolha Seletiva de Resíduos porta-a-porta assume-se segundo a AMCAL, como um “projeto de proximidade que visa facilitar a reciclagem e a valorização dos resíduos, em linha com as melhores práticas ambientais”.
O projeto é fruto de uma candidatura apresentada ao POSEUR, representando um investimento aproximado a 1,5 milhões de euros, apoiados a 85% pelo Programa Operacional.
O programa a implementar nestes quatro concelhos, vai abranger cerca de 14 814 produtores, entre famílias (13257 produtores domésticos), canal HORECA (800 estabelecimentos) e serviços (757), distribuindo gratuitamente, três contentores para o vidro, papel/cartão e para o plástico/metal por cada aderente, sendo a recolha dos resíduos efetuada por veículos dos serviços municipais em dias e horários preestabelecidos de acordo com os circuitos de recolha.
Segundo a associação de municípios, a concretização desta operação “visa entre outros indicadores, aumentar a periodicidade e o volume de resíduos recolhidos seletivamente, reforçar a sensibilização para a importância da reciclagem, contribuindo para o cumprimento das metas regionais e nacionais de reciclagem e defendendo e promovendo os princípios da economia circular”.
As explicações são do secretário-geral da AMCAL, Vitor Picado, que afirma que este é o único sistema do país, que tem “todo o seu território abrangido pela recolha selectiva porta-a-porta”.
Reprodutor de áudioVitor Picado