AMCAL reciclou mais 200 toneladas em 2023

Escrito por em 15/02/2024

O Sistema Separar sem Parar, de recolha seletiva porta-a-porta, da Associação de Municípios do Alentejo Central, reciclou em 2023 mais 200 toneladas de resíduos do que em 2022.

Segundo revelou a AMCAL, em nota de imprensa, fora recolhidas 1850 toneladas, pelos municípios de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira e entregues para tratamento na Estação de Triagem de Vila Ruiva cuja exploração é da responsabilidade da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).

A AMCAL revelou ainda, que 2023, “representa ainda, uma marca histórica ao se ter alcançado a capitação de 80 kg de resíduos recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro) recolhidos por cada habitante residente nestes cinco concelhos ao logo do último ano”.

A AMCAL sublinha, que o “aumento da reciclagem, fez-se sentir, na redução do lixo indiferenciado tendo em 2023 sido recolhidas apenas 8.973 toneladas, o que representa uma redução de 540 toneladas face a 2022”.

A AMCAL revelou ainda que o “papel cartão, foi o mais recolhido com cerca de 670 toneladas, seguido do vidro com 660 toneladas e das embalagens perto das 510 toneladas”.

Por habitante, continua a ser o papel cartão com quase 30 kilos o mais reciclado, seguindo-se o vidro e as embalagens. Já no indiferenciado entre 2022 e 2023 cada residente no território AMCAL produziu menos 24 kilos de lixo.

As explicações foram deixadas por Vítor Picado, secretário-geral da AMCAL, que diz ser “muito gratificante” este resultado que foi apresentado.

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE