AMCAL prepara recolha de bioresiduos porta a porta
Escrito por Admin RVidigueira em 19/01/2023
A AMCAL está a preparar a implementação da recolha de bioresiduos porta a porta.
Segundo anunciou a Associação de Municípios do Alentejo Central, a AMCAL e os municípios da sua área de atuação estão agora a preparar um novo projeto, “com vista a uma maior eficiência na deposição dos resíduos, mais especificamente, com o objetivo de reduzir significativamente a quantidade de biorresíduos depositados em aterro”.
Para implementar o projeto, já foi assinado um protocolo de financiamento entre os Municípios da AMCAL e a CIMBAL – ao abrigo do programa RecolhaBio – e que veio garantir o financiamento a 100% pelo Fundo Ambiental.
Segundo a AMCAL a implementação deste projeto vem ao encontro de uma directiva do Parlamento Europeu que estabelece a obrigatoriedade, até ao final de 2023, “dos biorresíduos serem separados e reciclados na origem (soluções locais) ou recolhidos seletivamente para tratamento em unidades de valorização orgânica dedicada.
As explicações são de Vitor Picado, secretário-geral da AMCAL, que realçou a importância deste projeto, na melhoria do ambiente, num projeto orçado em cerca de 800 mil euros.
Entendem-se por “Biorresíduos” os resíduos biodegradáveis, quer sejam os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, de restaurantes, de cantinas, etc, ou até os resíduos de jardins e parques.