Alqueva simula cheia no Guadiana

Escrito por em 01/03/2023

Alqueva simula esta quarta-feira, uma cheia no Guadiana.

Segundo anunciou a EDIA, a partir das 5 horas da madrugada desta quarta-feira, a barragem de Alqueva começou a libertar 300 m3/s a partir da barragem de Pedrógão, “simulando assim um caudal de cheia, essencial para a “limpeza” do leito do rio Guadiana até à foz, garantindo o cumprimento do regime natural daquele curso de água”.

Segundo anunciou a EDIA, “no âmbito do regime de caudais ecológicos definidos para as albufeiras de Alqueva e Pedrógão, constante do contrato de concessão celebrado entre o Estado Português e a EDIA, está prevista a simulação de um caudal de cheia, a jusante da barragem de Pedrógão, caso as afluências naturais, em ano não seco, não atinjam valores iguais ou superiores a 300m3/s desde o início de novembro na secção do Pulo do Lobo”.

Segundo explicou a EDIA, o “caudal a descarregar deve sofrer um aumento gradual durante cerca de 3 horas e um decréscimo gradual de idêntica duração na fase final. Esta condição é designada por Caudais de Cheia”.

Segundo a EDIA, “o volume libertado com esta operação, cerca de 46 hm3, representa menos de 5% do volume encaixado em Alqueva durante o mês de dezembro, não colocando em causa a garantia de abastecimento que Alqueva oferece”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE