Alqueva assinala hoje 20 anos do encerramento das comportas

Escrito por em 08/02/2022

Assinalam-se esta terça-feira, 8 de Fevereiro,  20 anos sobre o encerramento das comportas da barragem de Alqueva que deu início ao enchimento da sua albufeira.

A frase “Construam-me, porra!”, inscrita numa ponte sobre o rio Guadiana, simbolizou durante anos o mito da barragem do Alqueva, que se quebrou no dia 8 de Fevereiro, de 2002, pela mão do então primeiro-ministro, António Guterres, que num gesto simbólico, ao telefone, deu a ordem para o encerramento das comportas da albufeira.

Segundo a EDIA, a albufeira de Alqueva já atingiu o pleno armazenamento por quatro vezes e fez três descargas controladas.

Em entrevista à Rádio Vidigueira, José Pedro Salema, o presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento das Infraestruturas de Alqueva, afirma que com o encerramento das comportas “destruíram-se muitos mitos”, e houve uma “mudança radical” na região, sendo hoje o projeto “inquestionável”, cuja infraestruturação foi concluída 10 anos antes do previsto.

Uma entrevista para ouvir na integra, na jornada informativa desta terça-feira, e que faz um ponto de situação, do projeto que mudou o Alentejo.

Reprodutor de áudio

 

Também sobre a data que hoje se assinala, Rui Garrido o presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, afirma que Alqueva veio “alterar a região” e trouxe uma “agricultura diferente”, com os agricultores a “aderir em massa” ao regadio, trazendo “mais emprego direto e indireto” para a região.

Rui Garrido em declarações à Rádio Vidigueira defendeu contudo ser “fundamental”,  “arranjar mais água para a agricultura”, devido ao alargamento da área de regadio.

Reprodutor de áudio

 

Também, o presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito, José Miguel Almeida, falou à Rádio Vidigueira sobre a “importância do Grande Lago” para a região, e a “disponibilidade hidríca” criada pelo EFMA, dizendo estar “à espera” do Bloco de Rega de Vidigueira, que vai trazer 2000 hectares “regados” para a região.

Reprodutor de áudio

 

Em declarações à Rádio Vidigueira, Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, afirma que Alqueva é um “projecto impactante” que “mudou a região”, sendo um modelo que “provou funcionar”, e que devia ser levado para outras regiões para “minimizar” os efeitos das alterações climáticas.

Reprodutor de áudio

Também o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, e um dos autores da célebre frase “construam-me porra” deixou na Rádio Vidigueira, a sua opinião sobre estes 20 anos de Alqueva, realçando a questão do abastecimento de água no concelho de Beja, cuja origem é “inteiramente” de Alqueva, através da Estação de Tratamento da Magra.

O autarca bejense considera Alqueva o “vértice” do desenvolvimento da região.

Reprodutor de áudio

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Reprodutor de áudio
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Pinterest
Compartilhar no Linkedin
Send by Whatsapp
Love