Aljustrel com a segunda maior taxa de fecundidade do país

Escrito por em 16/09/2020

Aljustrel volta a ter a segunda maior taxa de fecundidade do País e a maior taxa de natalidade do Baixo Alentejo

Segundo anunciou a Câmara de Aljustrel, o concelho voltou, em 2019, a ter a segunda maior Taxa de Fecundidade Geral do País.

Segundo os últimos dados, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Concelho de Aljustrel apresenta uma taxa de fecundidade geral de 56,0. Lisboa, por sua vez, que lidera esta taxa, apresenta um valor de 62,1.

De acordo com o INE, o Concelho de Aljustrel, e tendo em conta o índice sintético de fecundidade, é o segundo território de Portugal onde é maior o número médio de filhos por mulher em idade fértil, nomeadamente de 2,1. Em Lisboa é de 2,3. De referir que no Continente o número médio de filhos por mulher, registado em 2019, foi de 1,43.

Segundo ainda o Instituto Nacional de Estatística, Aljustrel, no que diz respeito ao Baixo Alentejo, é também o concelho onde é apresentada a maior taxa bruta de natalidade, designadamente de 9,9.

Para a Câmara Municipal de Aljustrel, “estes voltam a ser dados animadores e que, não sendo suficientes para resolver o problema que se iniciou há muitos e muitos anos, de perda populacional, no concelho e em todo o interior do País, ajudam a renovar a esperança. E reforçam ainda a convicção de que Aljustrel, cada vez mais, se afirma como um concelho dinâmico e cada vez mais atrativo, nomeadamente a nível económico, social e também demográfico”.

Em declarações à Rádio Vidigueira, Nélson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, aponta a “estabilidade do Emprego” como a grande “explicação social”, para esta situação que se regista de forma consecutiva.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE