Aljustrel aprovou orçamento de mais de 20 milhões de euros
Escrito por Admin RVidigueira em 03/01/2024
Aljustrel, aprovou em Assembleia Municipal, as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da Câmara Municipal para 2024.
Segundo anunciou a Câmara de Aljustrel, a proposta, que foi submetida à aprovação, contou com os votos favoráveis dos eleitos do Partido Socialista (PS) e com a abstenção dos eleitos pela Coligação Democrática Unitária (CDU).
De acordo com a autarquia aljustrelense, o Orçamento para 2024 apresenta um valor total de 20.649. 168 euros, “apostando na descentralização do investimento nas diferentes freguesias do Concelho de Aljustrel”.
A Câmara Municipal de Aljustrel, afirma que “a prioridade é promover a coesão económica, social e territorial em todo o concelho, diminuindo as assimetrias entre a sede do concelho e as freguesias rurais”.
Um orçamento que, segundo a Câmara de Aljustrel, vai “dar continuidade ao investimento feito na educação, na ação social e priorizará também o desenvolvimento económico”, bem como, “na cultura, priorizando-se o património e a identidade, destacando-se ainda a requalificação urbana e o incremento do turismo”.
A Câmara de Aljustrel destaca projetos como, a Área de Acolhimento Empresarial de Ervidel (1,3 milhões de euros), para a colocação de relvados nos campos de futebol de Messejana e Ervidel (530 mil euros), para a implementação da Estratégia Local de Habitação na Freguesia de São João de Negrilhos e para o Centro de Acolhimento Associativo de Ervidel (201 mil euros).
O maior investimento, segundo anunciou a Câmara de Aljustrel, será concretizado na ampliação do Centro Escolar Vipasca, que está orçado em 2,8 milhões de euros. Destaque ainda para a reparação de estradas, para a requalificação urbana e para a área do turismo.
No domínio fiscal o Município de Aljustrel vai manter a taxa mínima de 0,3% no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e continuará nos 5% no que diz respeito ao Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS). A taxa de derrama para as empresas ficará nos 1,5%.
As explicações são de Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, que destaca a aposta na educação, desporto e economia.