Aljustrel aderiu à Federação Europeia de Rotas Mineiras de Santa Bárbara
Written by Admin RVidigueira on 09/07/2024
O Município de Aljustrel deliberou aderir à Federação Europeia de Rotas Mineiras de Santa Bárbara – MINES.B.
Segundo revelou a Câmara de Aljustrel, trata-se de “mais um passo importante na afirmação e reconhecimento internacional de Aljustrel no âmbito do Turismo Industrial e na valorização do património e cultura mineira”, que tem 5 mil anos de antiguidade.
Criada a 4 de dezembro de 2020 a MINES., com sede na cidade de Iglesias (Sardenha), Itália, tem como objetivo, “proteger, transmitir e valorizar o património – material e imaterial – e a herança cultural decorrente da milenar epopeia mineira europeia”.
Este objetivo, segundo a Câmara de Aljustrel, deve ser alcançado através da promoção do turismo cultural sustentável a ser praticado ao longo dos percursos das antigas áreas mineiras, sítios mineiros musealizados e museus arqueológicos da zona euro-mediterrânica, através de percursos que podem ser percorridas a pé ou bicicleta.
Segundo revela a autarquia, a parceria internacional, que Aljustrel integrará, através do seu Parque Mineiro, passa por países como Eslovénia, Bélgica, França, Espanha, e Itália.
A Câmara de Aljustrel sublinha, que “o tema principal a destacar é a história mineira e a exploração do património arqueológico industrial de uma forma sustentável, sendo que o MINES.B não propõe um itinerário religioso, mas Santa Bárbara (padroeira do mineiros) continua a ser um símbolo cultural de importância significativa em relação à exploração mineira e representa um fio condutor preponderante”.