Alentejo representado no concurso “Cantares ao Desafio”

Escrito por em 08/01/2021


Luís Baldão & Pedro Mestre estão na semifinal do concurso  “Cantares ao Desafio” promovido pela RTP.

A dupla, em representação do Centro de Valorização da Viola Campaniço e do Cante de Improviso, apresenta-se no dia 12 de janeiro, no programa Praça da Alegria. 

Os cantadores vão mostrar o cante ao despique e ao baldão, práticas de improviso do Baixo Alentejo, acompanhados pela viola Campaniça.

O concurso “Cantares ao Desafio” convida os telespectadores a participarem numa competição de desgarrada, ao vivo, durante a emissão do programa da RTP1 “Praça da Alegria”. Este desafio tem como mentores os músicos Augusto Canário e Cristiana Sá.

A participação da dupla alentejana nesta iniciativa é mais uma forma de divulgar uma tradição muito forte da nossa região e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso.

Recorde-se que cante ao despique e baldão “é uma forma de cantar totalmente de improviso e ao desafio que se cantava em todo o Baixo Alentejo, chegando mesmo à serra algarvia. Contudo, era nos concelhos de Odemira, Ourique, Castro Verde e Almodôvar que tinha a sua maior expressão e prática mais constante. Na segunda metade do século XX, o cante perdeu dinamismo e foi diminuindo a sua actividade, devido ao desaparecimento de muitos dos seus intérpretes e do desinteresse por esta tradição. No final do século XX voltou a ganhar nova vida e fôlego.” 

Dia 12 de janeiro dê o seu apoio a esta  realidade cultural alentejana, em extinção! 



Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE