Alentejo recebe 18 veículos florestais de combate a incêndios

Escrito por em 24/02/2022

O Governo vai entregar 81 veículos florestais às corporações de bombeiros do país.

Em comunicado de imprensa enviado à nossa redação, o Ministério da Administração Interna, dá nota da distribuição de 81 veículos florestais que vão “permitir um reforço da capacidade de resposta operacional no combate aos incêndios rurais”.

Segundo o Ministério da Administração Interna, “foi possível incluir no Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa MAIS Floresta, uma verba de 12,6 milhões de euros destinada à aquisição de veículos florestais a operar pelos Corpos de Bombeiros.

Segundo a tutela, “desta forma, será aumentada a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, através da distribuição, via contrato de comodato a celebrar com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de viaturas a Corpos de Bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF) face à respetiva área florestal”.

O Ministério da Administração Interna, estima que a verba permita a aquisição de 59 VFCI e 22 VTTF, “o que se representa a maior distribuição de veículos para resposta a incêndios rurais desde 1980”.

Segundo explicou o Ministério da Administração Interna em comunicado, “os critérios adotados para distribuição destes veículos são objetivos, mensuráveis e verificáveis, garantindo que os veículos são alocados a Corpos de Bombeiros com real capacidade para os operacionalizar e garantindo a sua distribuição pelos territórios onde, face à área florestal a seu cargo, se verifique uma carência mais significativa de veículos florestais”.

De acordo com a lista final divulgada pelo Ministério da Administração Interna os corpos de bombeiros da área do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo vão receber 13 VFCI e 5 VTTF.
Para o CREPC Norte, 14 VFCI e 12 VTTF, para os corpos de bpombeiros do Centro 22 VFCI e 3 VTTF, para a área de Lisboa e Vale do Tejo, 6 VFCI e 2 VTTF, e para as corporações do Algarve, 4 VFCI.

Foto: Arquivo BVVidigueira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE