ALENTEJO CONTA COM SEIS EQUIPAMENTOS CULTURAIS NA LISTA DAS PRIMEIRAS ENTIDADES DA RTCP
Written by Admin RVidigueira on 26/08/2021
A RTCP é composta por equipamentos culturais que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados.
Os seis equipamentos culturais do Alentejo que integram a lista das primeiras entidades da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) são o Armazém 8 – Casa das Artes (Évora); Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre; Cine Granadeiro (Grândola); Cineteatro Sousa Telles (Ourique); Cineteatro Curvo Semedo (Montemor – o – Novo) e Pax Julia – Teatro Municipal (Beja). Estas têm agora a possibilidade de se candidatar ao concurso de apoio à programação da Rede, que abre no início do próximo mês de outubro.
Esta ação, representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, tendo entre os seus principais objetivos atenuar as assimetrias regionais, promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, incrementar a circulação nacional de projetos e criar condições para garantir uma oferta cultural de qualidade e diversificada em todo o território nacional.
Em breve será divulgada uma segunda e última lista de equipamentos credenciados nesta fase inicial de arranque da RTCP, os quais também poderão concorrer.
Os equipamentos credenciados que integram a RTCP foram notificados pela DGArtes, entidade designada para coordenar o procedimento de credenciação e, no dia 3 de setembro, será divulgado o teor do aviso para o Concurso de Apoio à Programação dos Equipamentos Culturais, que dará a conhecer as disposições do mesmo para uma melhor preparação dos projetos a submeter.
Após a conclusão desta primeira fase, o processo de credenciação passará a estar aberto em permanência, para as demais entidades que queiram submeter futuramente os seus pedidos. Em termos estratégicos, a RTCP vai proporcionar maior proximidade e articulação do Estado central com as autarquias locais e as entidades independentes.