Alentejo com apoio reforçado pela Direção-Geral das Artes
Escrito por Admin RVidigueira em 29/12/2023
A Direção-Geral das Artes anunciou esta semana, o projeto de decisão do concurso de apoio à programação dos teatros e cineteatros, da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
Em comunicado a Direção-Geral das Artes revelou que, “aos 38 teatros e cineteatros que receberam apoio à programação em 2022 na 1ª edição do concurso, juntam-se agora, nesta 2ª edição, mais 18 equipamentos promotores destes projectos, que irão receber “um apoio financeiro num valor global de oito milhões de euros ao longo de quatro anos, num contributo decisivo para assegurar uma gestão regular e contínua da sua oferta cultural”.
De acordo com a DGARTES, “com esta 2ª edição do concurso, verifica-se um reforço do apoio à programação dos equipamentos RTCP em várias das regiões NUTS II do país, sendo a região Centro a que teve maior reforço de apoios propostos (10), seguida da região Norte (4), do Alentejo (2) e do Algarve (2)”.
A Direção-Geral das Artes frisa ainda que, “as atividades propostas para financiamento, ao abrigo deste programa de apoio, inscrevem-se no domínio da programação, através da concretização de projetos de artes performativas e complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais”, podendo ainda ser incluidos , programas de residências artísticas e de ações estratégicas de mediação ou formação”.
Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais , sendo o novo concurso em 2025.
“O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano de investimento do Estado no setor artístico, com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes”, refere a Direção-Geral das Artes.
A esta fase de apresentação do projeto de decisão pelo júri do concurso, segue-se uma audiência de interessados, após a qual a comissão de apreciação divulgará os resultados.